Publicidade

Publicidade

Por que a Índia atacou o Paquistão?

Ataques na noite desta terça-feira (6) acirraram a “troca de farpas” entre os países; entenda o que motivou a ação

Na noite desta terça-feira (6), a Índia lançou ataques contra paquistaneses na região da Caxemira, território disputado entre as nações desde que se tornaram independentes do Reino Unido há quase 80 anos. Porém, no meio desta ofensiva, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação ao que motivou a ação. Entenda melhor a situação:

Por que a Índia atacou o Paquistão?

De acordo com a Índia, os ataques fazem parte da “Operação Sindoor”, que tinha como objetivo atingir a “infraestrutura terrorista” no Paquistão e na porção da Caxemira administrada pelo país. A ofensiva indiana ocorreu depois do falecimento de 26 pessoas, em sua maioria turistas, na Caxemira controlada pela Índia. Os indianos culparam o Paquistão pelo ataque, que ocorreu em abril deste ano, mas o governo paquistanês negou seu envolvimento.

Na manhã desta quarta-feira (7), o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, autorizou o exército do país a responder aos ataques indianos como uma forma de “autodefesa”. Veja o que diz o comunicado divulgado por seu gabinete:

“O Paquistão reserva-se o direito de responder, em legítima defesa, no momento, local e maneira que escolher para vingar a perda de vidas paquistanesas inocentes e a flagrante violação de sua soberania”.

Até o momento, o conflito já provocou 38 vítimas fatais, além de dezenas de feridos nos dois lados do confronto.

Qual é o papel da Caxemira no conflito entre Índia e Paquistão?

A Caxemira é uma região ao Norte dos dois países e é disputada por Índia e Paquistão desde suas independências em 1947. Os moradores do local são de maioria muçulmana, o que os atribui, neste aspecto, ao Paquistão. Porém, como os indianos também reivindicam a soberania da Caxemira, a região tornou-se dividida entre as duas nações e administrada parcialmente pelos dois lados.

Os ataques desta terça-feira (6) voltaram os olhares do mundo todo para a região. Por serem potências nucleares, uma possível guerra entre Índia e Paquistão preocupa a comunidade internacional, o que motivou a ONU (Organização das Nações Unidas) a pedir “moderação” às duas nações.

Publicidade

Publicidade